Dicotomia Rítmica

 
Este projecto, foi o fruto de um namoro com o acaso…Retém nele toda a beleza dos lugares e das gentes, uma memória para o futuro, daquilo que foi, do que não quis ou pode permanecer. Marca em mim também um tempo e um lugar, de facetas desconhecidas que agarrei e trouxe comigo até hoje hoje. Meses de paixão por palavras que revelassem a essência dos lugares, trabalho de campo, metódico e cronológico..  Filmagens, reuniões, telefonemas e mais telefonemas, autorizações em atraso. Pessoas, muitas pessoas incríveis que tornaram tudo isto possível! Uma homenagem e uma reflexão sobre a vida, usando como pano de fundo, uma das regiões mais harmoniosas do país, dando assim um contributo artístico em primeira mão ao distrito de Aveiro, mas na sua globalidade a toda uma nação cujo o orgulho rasteja pelas ruas.
Dicotomia Rítmica é um documentário sobre o povo do distrito de Aveiro, espelhando as suas vidas através das águas que tão bem definem aquelas terras e marcam a sua história.
Numa viagem por esse solo, a água marca o tempo como elemento simbólico, define personalidades, gestos, maneiras e costumes. A terra como agente activo no caminho do Homem. A alma que se espelha e se reflecte em cada grão de areia, fio de água, pedaço de rocha, nas searas de milho, nos arrozais…Na linha do horizonte onde a melodia embala a última embarcação, ou o pastor que guarda o seu rebanho.
 
“A relação dos Homens com o mágico e peculiar espaço histórico feito de água, terra, sol, vento e suor.”
(adoptado do livro Aveiro e os Caminhos do Sal)