A queda

Vou-vos contar uma história

Há muito, muito tempo, numa terra distante, pessoas diferentes, não em forma, mente ou feitio, mas em tom de pele eram proibidas de entrarem em teatros, restaurantes que não possuíssem etiquetas para a sua étnia, até as casas-de-banho não podiam ser as mesmas.

Essas pessoas não representavam nenhum perigo para os outros, eram apenas diferentes na cor, mas por causa da sua aparência foram reprimidas.

Mais tarde, bastantes anos mais tarde, pessoas de cor e não começaram a ficar doentes. Muitas eram banidas, evitadas, outras foi-lhes mesmo recusado o tratamento em hospitais.

Essas pessoas representavam um perigo mínimo para os demais, estavam doentes e precisavam de ajuda, mas por causa disso foram mal tratadas.

Anos mais tarde, pessoas de todas as cores, devido a vários factores foi-lhes impossível a toma de uma vacina, crucial para o mundo voltar ao frenesim que era.

Por causa disso foi-lhe vedado a entrada em diversos locais, foi-lhe proibido viajar ou ter uma vida normal, porque elas não faziam parte da maioria.

Essas pessoas não representavam um perigo para os outros, os outros representavam um perigo para elas. Porém os outros desprezavam o valor do nós e como nesse tempo se cultivava o egoísmo do eu, elas foram deixadas para trás, como se as suas vidas fossem desprovidas de valor.

Estas três histórias são a definição de racismo, xenofobia e segregação. Sentimentos que levaram aos surgimento do Aparteide, Regime Nazi, etc. A maldade caras crianças e crescidos, não mora só nos livros de história, não tem lugar no passado, acontece todos os dias, aqui e agora, quando preferimos olhar para o lado e negar a nossa natureza empática.